A Subaru está pisando no acelerador quando se trata de eletrificação, com a montadora japonesa anunciando planos para produzir 400.000 veículos elétricos por ano a partir de 2028, adicionando uma segunda linha de veículos elétricos no Japão para apoiar o lançamento de quatro SUVs totalmente elétricos até o final de 2026.
Assim como outras montadoras japonesas, incluindo Toyota, Honda e Mitsubishi, a Subaru chegou atrasada à festa dos veículos elétricos e agora parece determinada a recuperar o tempo perdido.
Atualmente, a Subaru oferece um único modelo totalmente elétrico, o SUV elétrico Solterra, compartilhado com o bZ4X da Toyota, mas os quatro SUVs futuros expandirão bastante sua linha de veículos elétricos. Espera-se que os SUVs sejam oferecidos nos EUA, disse nesta semana o novo CEO Atsushi Osaki, quando a Subaru anunciou que o lucro operacional quase triplicou no ano fiscal encerrado em 31 de março.
Como parte de seus planos de eletrificação acelerada, a Subaru disse que adicionará uma linha de montagem de elétricos dedicada em sua fábrica de Oizumi, no Japão, já em 2027, com capacidade para 200.000 veículos por ano. Isso se somará a uma linha na fábrica vizinha de Yajima, que também terá capacidade para 200.000 veículos elétricos por ano a partir de 2026.
Combinadas, as duas linhas permitirão a produção de 400.000 veículos elétricos por ano a partir de 2028.
Osaki também disse que a Subaru planeja construir veículos elétricos primeiro no Japão, apesar de o mercado dos EUA representar aproximadamente 70% das vendas globais da empresa. Essa é uma decisão interessante, considerando que os veículos elétricos importados não serão elegíveis para créditos fiscais nos EUA, embora os veículos alugados possam ser elegíveis para alguns incentivos.
Nakamura, chefe da Subaru que está deixando o cargo, disse que está confiante de que a base de clientes leais da Subaru nos EUA não será dissuadida pela falta de incentivos para seus veículos elétricos.
"Eu me pergunto se os consumidores americanos escolhem seus carros apenas com base em incentivos fiscais. Nossos clientes nos EUA são clientes de qualidade. Temos uma proporção maior de clientes que compram Subarus com dinheiro e também temos baixas taxas de empréstimo e leasing. Também mantemos nossos incentivos em níveis baixos. Tentaremos não depender apenas do programa de subsídios."
A montadora tem como meta vendas globais anuais de 200.000 veículos elétricos a partir de 2026 e disse que fornecerá baterias para os novos veículos por meio de sua aliança com a parceira Toyota.
A Subaru disse no ano passado que obteria 40% de suas vendas globais de veículos eletrificados - elétricos a bateria e híbridos - até o final da década e aplicaria a eletrificação a todos os modelos no início da década de 2030.
Fonte: Subaru via Automotive News
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